Só que, dos 36 itinerários de ônibus da Cidade, 19 não estão mais de acordo com essa determinação. Isso porque reuniões da Comissão de Fiscalização e Controle Tarifário realizadas desde setembro do ano passado autorizaram novas frequências para os coletivos.
O problema é que, além de nada disso ter sido divulgado, a mudança fere o Decreto 8.633, de 2009, que instituiu a Rede de Transporte de Guarujá (RTG). O decreto estipulou, como tempo máximo de espera, 15 minutos para linhas corredores e diretas e 20 minutos para as linhas bairros e expressas.
Já o Decreto 8.963, de junho do ano passado, acrescentou que as frequências das viagens deveriam ser determinadas por ordens de serviço emitidas pela Diretoria de Trânsito e Transportes (Ditran) e divulgadas no Diário Oficial, no site da empresa, nos terminais, nos pontos e dentro dos ônibus.
Porém, apesar de várias ordens de serviço terem sido emitidas, nada foi divulgado no Diário Oficial ou no site da empresa. Ou seja: para os usuários, ainda vale a ordem de serviço de julho do ano passado - que seguiu o que determinava o decreto municipal, excetuando apenas as linhas diferenciadas (que transportam trabalhadores e estudantes para locais específicos) e noturnas.
Com ela, a ideia era que os usuários de transporte coletivo esperassem no máximo 20 minutos no ponto de ônibus para utilizar 75% das linhas da Cidade. Só que hoje, com as mudanças, apenas 41% das linhas chegam em até 20 minutos. Já para 36% desses itinerários, a espera oficial é de 40 a 70 minutos. O restante leva entre 20 e 30 minutos.
Apesar de não ter sido divulgada, a espera já era sentida pelos usuários do transporte há muito tempo. "A linha 31 não passa em menos de meia hora", diz a auxiliar de serviços gerais Andréa da Cruz. Já o publicitário José Oswaldo Morgado Júnior questiona o tempo de espera do Centro para Vicente de Carvalho. "É de no mínimo 45 minutos".
O gerente de Operações da Translitoral, Luiz Antônio Nunes Conceição, afirma que a empresa não faz uma mínima alteração sequer sem a ciência da Ditran. “Todos os nossos itinerários e intervalos estão devidamente autorizados por ordens de serviço”. Essas mudanças, segundo ele, foram baseadas nas reuniões da comissão que se reúne periodicamente para discutir a RTG.
A Prefeitura de Guarujá informa, por meio de assessoria de imprensa, que as mudanças nos intervalos ocorreram após estudos técnicos sobre a frequência das linhas. “Foi detectada que a circulação de algumas linhas, em horários pontuais, estava defasada se comparada à procura e atendimento”.
Apesar de não ter publicado as ordens de serviço, a Prefeitura afirma que o acompanhamento desses estudos foi publicado no Diário Oficial, por meio das atas das reuniões do grupo de trabalho da comissão. Porém, as atas não deixam claro a mudança.
“Após a finalização desta etapa, a Ditran emitiu novas ordens de serviços, com alterações em algumas linhas, para a concessionária de transporte público, que mudou as frequências das viagens. As novas ordens de serviço não foram publicadas”, segundo a Prefeitura. As ordens de serviço que autorizaram as mudanças devem ser publicadas nos próximos dias.
Creditos : A Tribuna Digital.

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